quarta-feira, 20 de abril de 2011

Histórias de Adolescente

Nome: Mariana Alves
Idade: 15 anos
Está no 2º ano do Ensino Médio e Técnico de Meio Ambiente, fala inglês e é monitora de matemática na própria escola.
PERGUNTAS:
Pergunta: Você conhece ou já ouviu falar sobre a realidade dos adolescentes que vivem na periferia?
Resposta: Bom, eu nunca tive muito contato próximo com essa realidade, mas eu já ouvi falar pela mídia (que normalmente é dramática) e também por conhecidos que tem contato bem mais próximo do que eu.
Pergunta: Se você pudesse falar com os jovens da periferia, o que você diria?
Resposta: Eu diria que como jovens vocês devem buscar em primeiro lugar a escola, aproveite enquanto você é novo pra aprender, buscar conhecimento, sempre respeitando o professor e a escola que vocês estão, porque eles vão te mostrar um caminho novo, um novo jeito de ver a vida, porque através do conhecimento e do estudo, as oportunidades aparecem e você vai ter a chance de viver uma vida melhor. E com esse conhecimento, busquem amigos que tenham essas mesmas idéias que vocês, que tenham vontade de aprender e de mudar essa realidade, porque quanto mais pessoas falarem com essa vontade de mudar mais vocês serão ouvidos. Procurem sempre falar com os líderes da comunidade, pra que assim eles vejam a vontade da maioria e busquem no governo ajuda para melhorar a comunidade com esportes, arte, livros e sempre, a educação. Lutem para que a sua comunidade possa ser ouvida!
Pergunta: O que você diria para as meninas da sua idade que já são mães? E para as que são mães e estão fora da escola?
Resposta: Como eu nunca passei por isso, fica difícil falar alguma coisa para essas meninas que já são mães, mas como tudo na vida, isso tem solução. Pensem agora não só como garotas, mas também como mães, eu sei que é difícil falar isso para adolescentes, porque eu mesma sou adolescente, mas aproveitem essa situação para se esforçar ainda mais e poderem dar uma condição melhor de vida para os seus filhos, porque essas crianças agora dependem totalmente de você. Busquem conselhos com os lideres da sua comunidade e se seus familiares podem te ajudar a criar essa criança, peça essa ajuda e assim vocês vão poder ir para escola e buscar conhecimento, porque o conhecimento sempre vai te ajudar a achar um caminho novo. Nunca desistam de seus filhos e de vocês, porque tudo que você aprender de bom na escola você poderá passar para seus filhos. Sempre vale a pena lutar e seguir em frente.
Pergunta: No geral, o que você acha que falta para os jovens das periferias?
Resposta: Eu acho que o que falta para os jovens da periferia são atividades para ocupar seu tempo com coisas boas como esportes, livros, pintura, grafite, dança, música e também falta uma boa estrutura pra que essas atividades possam funcionar bem dentro da comunidade. Na minha opinião, tudo isso faz com que o jovem se integre a comunidade, mas esperar o governo tomar essas iniciativas não é fácil, por isso os líderes da comunidade são tão importante em buscar parcerias e trazer melhorias para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário